Post popular

Dicas de Leitura

A cidade do sol. Este livro fala sobre a vida das mulheres no Afeganistão. A história fala sobre Mariam e Laila, que acabam sendo mulheres do mesmo homem. As duas personagens se unem para superar o medo e a intolerância. O autor retrata a violência e as injustiças da sociedade afegã(não apenas com as mulheres). Uma frase que marca o livro, é uma frase que o pai de Laila sempre diz a ela : Você pode ser tudo o que você quiser! Eu achei fantástico...fez -me pensar na vida e em como temos liberdade em nosso país. Óbvio que os personagens são fictícios, mas a história foi criada baseada no conhecimento do escritor Khaled Hosseini, que é afegão.

Notícias

Lançamento de livros.

Blogroll

Sobre

Parole é um blog que falará exclusivamente de Literatura, do prazer de uma boa leitura e trará algumas estratégias para professores.
Trovadorismo - 1189 / 1198 * Marco inicial - Cantiga da Ribeirinha de Paio soares de Taveirós,para Maria Paes Ribeiro. * A poesia medieval portuguesa teve seu apogeu no séc.XIII. * O poeta era chamado de TROVADOR. - Menestréis: músicos e poetas de vida sedentária que viviam na casa de um fidalgo. - Jogral : cantor,geralmente de origem plebéia,que tocava e cantava de lugar em lugar. A poesia trovadoresca é dividida em : lírica e satírica. * Lírica - Cantiga de amor:eu lírico masculino - temática da vida na corte,mulher inatingível – tratamento a mulher : mia senhor. - cantiga de amigo: eu lírico feminino - tratamento dado ao namorado; amigo - simplicidade,declaração de saudade,presença de diálogos. * Poesia satírica - Cantiga de escárnio: uso da ironia,referencias indiretas,ridicularizam alguém,o nome da pessoa não é revelado. - Cantiga de maldizer: revelam o nome da pessoa,referencias diretas,empregam palavras de mal gosto,ridicularizam alguém com palavras claras. Textos trovadorescos em prosa. · Novelas de cavalaria: uma forma de compensar a decadência da cavalaria medieval.São divididas em três ciclos: · - Ciclo clássico:aventuras de heróis da mitologia grega. · Ciclo bretão ou arturiano: aventuras do rei Arthur e sés cavaleiros. · Ciclo carolíngio: aventuras de Carlos magno e os doze pares de França. Cronicões:os mais importantes foram escritos por Alexandre Herculano - que relatava os episódios históricos e sociais do séc XIV. http://youtu.be/7n4hjfgOqbQ

0 comentários: