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Dicas de Leitura
A cidade do sol.
Este livro fala sobre a vida das mulheres no Afeganistão.
A história fala sobre Mariam e Laila, que acabam sendo mulheres do mesmo homem.
As duas personagens se unem para superar o medo e a intolerância.
O autor retrata a violência e as injustiças da sociedade afegã(não apenas com as mulheres).
Uma frase que marca o livro, é uma frase que o pai de Laila sempre diz a ela : Você pode ser tudo o que você quiser!
Eu achei fantástico...fez -me pensar na vida e em como temos liberdade em nosso país.
Óbvio que os personagens são fictícios, mas a história foi criada baseada no conhecimento do escritor Khaled Hosseini, que é afegão.
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Parole é um blog que falará exclusivamente de Literatura, do prazer de uma boa leitura e trará algumas estratégias para professores.
segunda-feira, 3 de março de 2014
Este Simulado pode ser usado no 1º Bimestre do 1º ano do EM.
Literatura – 1º EM
- Com base no conceito de
literatura como arte poética e ficcional, alguns textos são literários,
outros, não.Observe as declarações que se fazem sobre eles.
I.
A
linguagem utilizada pelos autores de textos não literários é a denotativa.
II.
A
função principal dos textos não literários é informar, esclarecer, convencer.
III.
O
texto literário tem uma função estética, enquanto o não literário tem função
literária.
IV.
A
função principal dos textos literários é comover, despertar sentimentos,
provocar a reflexão.
V.
O
autor, no texto literário, procura recriar a realidade, utilizando,
principalmente, a linguagem conotativa.
Assinale a
alternativa mais adequada a respeito das declarações anteriores.
a) São
todas falsas.
b) São
todas verdadeiras.
c) São
verdadeiras apenas a II e a IV.
d) São
falsas a I e a II.
e) São
falsas a IV e a V.
2.(Enem
- MEC)
Texto I
Principiei
a leitura de má vontade.e logo emperrei na história de um menino vadio que,
dirigindo-se à escola, se retardava a conversar com os passarinhos e recebia
deles opiniões sisudas e bons conselhos.Em seguida vinham outros irracionais,
igualmente bem-intencionados e bem falantes.Havia a moscazinha, que morava na
parede de uma chaminé e voava à toa, desobedecendo às ordens maternas: tanto
voou que, afinal, caiu no fogo.esses contos me intrigaram com o (livro) Barão
de Macaúbas.Infelizmente um doutor, utilizando bichinhos, impunha-nos a
linguagem dos doutores. – Queres tu brincar comigo?
O
passarinho, no galho, usava adjetivos colhidos no dicionário.a figura do barão
manchava o frontispício do livro, e a gente percebia que era dele o pedantismo
atribuído à mosca e ao passarinho.Ridículo um indivíduo hirsuto e grave, doutor
e barão, pipilar conselhos, zumbir admoestações.
Adaptado de :Ramos, Graciliano,
Infância.
Texto II
Dado que a
literatura ensina na medida em que atua com toda a sua gama, é artificial
querer que ela funcione como os manuais de virtude e boa conduta.E a sociedade
não pode senão escolher o que em cada momento lhe parece adaptado aos seus
fins, enfrentando ainda assim os mais curiosos paradoxos, pois, mesmo as obras
consideradas indispensáveis para a formação do moço, trazem frequentemente o
que as convenções desejariam banir.Aliás, essa espécie de inevitável
contrabando é um dos meios por que o jovem em contato com realidades que se
tenciona escamotear-lhe.
Adaptado de:
Candido, Antônio. A literatura e a formação do homem.
Os dois
textos, com enfoque diferentes, abordam um mesmo problema, que se refere,
simultaneamente, ao campo literário e ao social.Considerando-se a relação entre
os dois textos, verifica-se que eles têm em comum o fato de que:
a) Tratam
do mesmo tema, embora com opiniões divergentes, expressas no primeiro texto por
meio da ficção e, no segundo, por meio de uma análise sociológica.
b) Foi
usada, em ambos, linguagem de caráter moralista em defesa de uma mesma tese: a
literatura, muitas vezes, é nociva à formação do jovem estudante.
c) São
utilizadas linguagens diferentes nos dois textos, que apresentam um mesmo ponto
de vista: a literatura deixa ver o que
se pretende esconder.
d) A
linguagem figurada é predominante em ambos, embora o primeiro seja uma fábula e
o segundo um texto científico.
e) O tom humorístico
caracteriza a linguagem de ambos os textos, em que se defende o caráter
pedagógico da literatura.
3.Toda arma
forjada contra ti não prosperará; toda língua que ousar contra ti em juízo, tu
a condenarás; esta é a herança dos servos do Senhor e o seu direito que de mim
procede.
Isaías 54, 17
A função
que vemos no texto acima é:
a)
Cognitiva
b) Lúdica.
c)
Sinfônica
d)
Catártica
e) Social.
4.(ENEM –
MEC)
Isto
Dizem que
finjo ou minto
Tudo que
escrevo.Não.
Eu
simplesmente sinto
Com a
imaginação.
Não uso o
coração.
Tudo o que
sonho ou passo,
O que me
falha ou finda,
É como que
um terraço
Sobre outra
coisa ainda.
Essa coisa
é que é linda.
Por isso
escrevo em meio
Do que não
está ao pé,
Livre do
meu enleio,
Sério do
que não é.
Sentir?
Sinta quem lê!
Pessoa, Fernando. Poemas
escolhidos.
Fernando
Pessoa é um dos poetas mais extraordinários do século XX.sua obsessão pelo
fazer poético não encontrou limites.Pessoa viveu mais no plano criativo do que
no plano concreto, e criar foi a grande finalidade de sua vida.Poeta da
“Geração Orfeu”, assumiu uma atitude irreverente.Com base no texto e na
temática do poema “Isto”, conclui-se que o autor:
a)Revela
seu conflito emotivo em relação ao processo de escritura do texto.
b)
Considera fundamental para a poesia a influência dos fatos sociais.
c) Associa
o modo de composição do poema ao estado de alma do poeta.
d)
Apresenta a concepção do romantismo quanto à expressão da voz do poeta.
e) Separa
os sentimentos do poeta da voz que fala no texto, ou seja, do eu – lírico.
5. Quanto a
forma de um texto, sabemos que o SONETO é uma das formas poéticas mais
tradicionais e difundidas nas literaturas ocidentais e expressa, quase sempre,
conteúdo:
a)
Dramático
b) Satírico
c) Lírico
d) Épico
e)
Cronístico
6. Assinale
a alternativa incorreta a respeito
do Trovadorismo?
a) Muitas
cantigas trovadorescas foram reunidas em livros ou coletâneas que receberam o
nome de cancioneiros.
b) Durante
o Trovadorismo, ocorreu a separação entre poesia e música.
c) Nas
cantigas de amor, há o reflexo do relacionamento entre senhor e vassalo na
sociedade feudal: distância e extrema submissão.
d) Nas
cantigas de amigo, o trovador escreve o poema do ponto de vista feminino.
e) A
influência dos trovadores provençais é nítida nas cantigas de amor
galego-portuguesas.
7. Assinale
a afirmação falsa sobre as cantigas de escárnio e mal dizer:
a) Os alvos
prediletos das cantigas satíricas eram os comportamentos sexuais
(homossexualidade, adultério, padres e freiras libidinosos), as mulheres
(soldadeiras, prostitutas, alcoviteiras e dissimuladas), os próprios
poetas (trovadores e jograis eram freqüentemente ridicularizados), a avareza, a
corrupção e a própria arte de trovar.
b) As
cantigas satíricas perfazem cerca de uma quarta parte da poesia contida nos
cancioneiros galego- portugueses. Isso revela que a liberdade da
linguagem e a ausência de preconceito ou censura (institucional, estética
ou pessoal) eram componentes da vida literária no período trovadoresco, antes
de a repressão inquisitorial atirá-las à clandestinidade.
c) A
principal diferença entre as duas modalidades satíricas está na identificação
ou não da pessoa atingida.
d) Algumas
composições satíricas do Cancioneiro Geral e algumas cenas dos autos
gilvicentinos revelam a obrevivência, já bastante atenuada, da linguagem
livre e da violência verbal dos antigos trovadores.
e) O
elemento das cantigas de escárnio não é temático, nem está na condição de se
omitir a identidade do ofendido. A distinção está no retórico do
“equívoco”, da ambigüidade e da ironia, ausentes na cantiga de maldizer.
8. Uma das
afirmações é correta:
a) As
cantigas de amigo eram compostas por mulheres.
b)
Cancioneiros eram intérpretes das cantigas.
c) O
intérprete era sempre o próprio compositor da cantiga.
d) Na
cantiga de escárnio, a crítica é encoberta.
e) As
cantigas não eram acompanhadas ao som da harpa.
9. Qual o
texto que deu origem ‘a Literatura Portuguesa?
a) Cantiga de
Queredes – por Paio Soares de Taveirós
b) Cantiga de Bonevax – por Martim Codax
c) Cantiga de Guarvaya -
por Spina Guilhade
d) Cantiga Loaçon -
por D. Diniz
e) Cantiga da Ribeirinha – por Paio Soares de Taveirós
10. Amor,
desamor e ciúme; frequentemente inspiração na vida popular, bem como a
exploração do eu feminino indicam cantigas de:
a) Amigo
b) Amor e
amigo
c) Escárnio
d) Amor
e)
Maldizer.
Gabarito
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- D
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- B
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- A
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