Post popular

Dicas de Leitura

A cidade do sol. Este livro fala sobre a vida das mulheres no Afeganistão. A história fala sobre Mariam e Laila, que acabam sendo mulheres do mesmo homem. As duas personagens se unem para superar o medo e a intolerância. O autor retrata a violência e as injustiças da sociedade afegã(não apenas com as mulheres). Uma frase que marca o livro, é uma frase que o pai de Laila sempre diz a ela : Você pode ser tudo o que você quiser! Eu achei fantástico...fez -me pensar na vida e em como temos liberdade em nosso país. Óbvio que os personagens são fictícios, mas a história foi criada baseada no conhecimento do escritor Khaled Hosseini, que é afegão.

Notícias

Lançamento de livros.

Blogroll

Sobre

Parole é um blog que falará exclusivamente de Literatura, do prazer de uma boa leitura e trará algumas estratégias para professores.
segunda-feira, 3 de março de 2014
Os homens adquiriram informações, descobriram o fogo , aprenderam a reconhecer os alimentos para seus corpos, descobriu a roda, a comunicar-se, entre outras coisas, adquiriu conhecimento  desde o início da civilização.
  No Brasil não foi diferente, nasceu como Ilha de Vera Cruz I, mas perceberam que não era uma ilha.
O Brasil , um país novo, com a "conquista" do Português , que veio para a "exploração " da terra , buscando produtos de mercado na Europa, trouxe não só a sua cultura, mas também a linguagem , exploração, liquidação e extermínio de povos nativos .
O Português queria expandir o comércio e fazer a difusão do cristianismo , feita pelos jesuítas que vieram catequizar a terra conquistada .
A partir daí, o Português , que vem do latim,  estabeleceu-se no país passou por profundas mudanças , como novas expressões, a seguir foram incorporadas nesta língua , e, claro , a língua nativa, Tupi- Guarani e expressões dos escravos trazidos da África , bem como os imigrantes que vieram de todas as partes da Europa e Ásia, como os italianos , ucranianos, alemães, japoneses , assim  a linguagem foi tomando uma nova forma , e pelo pluralismo cultural que fala Bourdieu.

A  Literatura Brasileira e a influência dos escritores portugueses

 A Literatura brasileira é baseada na literatura Portuguesa, surgiu em atividades literárias promovidas pela Companhia de Jesus, após a colonização do Brasil pelo Português . Ele finalmente ganhou a independência e teve mais espaço.
 Ele também teve também problemas como no Barroco , o grande poeta Gregório de Matos Guerra, conhecido como Boca do Inferno por seus poemas satíricos e audácia de criticar a Igreja Católica , e criticar a "cidade da Bahia ", ou seja , Salvador , satiriza os costumes do povo de todas as esferas da Bahia .
Com o Arcadismo tiveram seu momento de expressar a crítica da burguesia e os abusos do clero. A maioria dos poetas deste período ( século XVII ) , participaram de um momento histórico importante para o Brasil , que foi a Inconfidência Mineira , o movimento tinha a intenção de eliminar a dominação Portuguesa de Minas Gerais.
Os poetas deste período também amavam o mito burguês do homem natural versus homem corrompido pela sociedade , conceito originalmente expresso por Jean- Jacques Rousseau, a figura do " bom selvagem " e voltar para as coisas simples  da vida,usavam  termos latinos ​​, como " CARPE DIEM " (viva o momento ) para expressar o que queria da vida
O Romantismo é caracterizado por uma visão contrária ao racionalismo e ao mundo do Iluminismo , o nacionalismo procurado . A pátria é  idealizada  peloescritor romântico , e a mulher  e o índio, como um herói, eles mostram como vivia a sociedade brasileira , onde só a burguesia tinha acesso a leitura . Estes escritores também valorizavam a honra, mostrovam um estado de espírito , com foco no " eu " , mas muitos poetas como Castro Alves, denunciava em seus poemas problemas sociais da época ( início do século XIX ) , como a escravidão . Em seu poema A Canção da África , que representa a saudade  que o escravo Africano sente de sua terra.

O Realismo

O Realismo , ele traz uma literatura mais clara , tentando mostrar como o  homem  é.perverso, egoísta.
Quem se destaca neste período literário é Machado de Assis, que sempre tenta traçar um perfil psicológico dos personagens , mostrando os problemas vividos pelo "eu" que todo mundo enfrenta .
 E assim, a literatura cresce e  um de seus melhores momentos é o Modernismo, que surge com a Semana de Arte Moderna de 1922, na cidade de São Paulo. Os escritores deste período tentam trazerà literatura , nacionalismo, regionalismo , onde a literatura está mais perto da língua do povo , uma línguagem " coloquial " é usada , e deixa um pouco de lado toda a formalidade.
No Brasil, os principais dispositivos do movimento modernista não se opôs a toda a realização artística diante deles. A grande batalha foi contra o passadismo , ou seja, tudo o que impedia a criação livre .
Aqui podemos citar Zygmunt Bauman, quando argumenta que a literatura é uma forma de entender a condição humana e ataca os " muros da academia " e alienação dos intelectuais .
  

 A literatura tem desempenhado um papel político na sociedade ?

A Literatura com o Modernismo atingiu o seu ponto alto no Brasil, tem várias etapas , onde os escritores estão em destaque , amadurecem em um momento que a cultura brasileira experimentou um período de desenvolvimento tecnológico e industrial significativo para a literatura contemporânea , no entanto, neste período houve várias crises nas esferas políticas e sociais. Continua...

Elis Jans

Estratégias:
Levar para a sala de aula vídeos que falem sobre a evolução da Literatura no Brasil -  esta atividade é apenas para trabalhar dar um panorama da Literatura - pode ser trabalhado com o 1º ano do EM.
Crédito da imagem ao blog : fehet.blogspot.com .

0 comentários: